Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

Mostra sobre Darwin que custou meio milhão continua em caixotes

Em 2009, ano em que se comemorava o bicentenário do nascimento de Darwin e os 150 anos da edição do livro A origem das espécies, o Museu Gulbenkian apresentou a exposição A evolução de Darwin. Uma exposição notável, quer pelos objetos expostos, quer pelo discurso, quer pelos dispositivos museográficos e tecnológicos.
Uma exposição que permitia várias leituras paralelas e complementares da história da ciência à história da museologia da ciência, passando pela vida e cultura da sociedade Oitocentista.

A exposição de Darwin esteve na Gulbenkian em 2009 Foto: Nuno Ferreira Santos (Público)
A exposição de Darwin. Gulbenkian, 2009
Foto: Nuno Ferreira Santos (Público)

A Câmara de Oeiras comprou o espólio da exposição por meio milhão de euros com o objetivo de o integrar num futuro Museu da Ciência a ser criado no concelho.
A jornalista Marisa Soares, em reportagem no Público (2014, 21 fev.) dá conta do destino desse espólio, encaixotado desde agosto de 2011, num armazém degradado da Fundição de Oeiras.
O relato que traça dos caixotes de papelão sobre o chão de cimento molhado, das infiltrações, dos pássaros que eram pelas vidraças partidas, dos sinais de arrombamento… tudo isso é semelhante, ou igual, a tantos relatos que continuam a ouvir-se acerca da degradação a que o nosso património está sujeito. De alguma forma, esta notícia faz-nos lembrar alguns dos relatos acerca da arrecadação dos bens dos conventos extintos no Convento de S. Francisco (há quase 200 anos…).

Fonte:
Soares, M.(2014, 21 fev.). Mostra sobre Darwin que custou meio milhão continua em caixotes. Público.
http://www.publico.pt/local/noticia/material-da-mostra-sobre-darwin-que-custou-meio-milhao-a-camara-continua-em-caixotes-1624524


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Maria Isabel Roque (24 de Fevereiro de 2014). Mostra sobre Darwin que custou meio milhão continua em caixotes. a.muse.arte. Recuperado em 3 de Dezembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/b4u3


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.