O primeiro cartão de Boas-Festas: inglês… ou português?

Henri Cole terá sido o criador do primeiro cartão de Boas-Festas?

Segundo o sítio eletrónico do Victoria & Albert Museum, de que Henri Cole foi o diretor fundador, sim. Henry Cole foi um destacado funcionário público, patrono das artes, educador e inventor que, na década de 1840, teve um papel cruciak na reforma do sistema postal britânico, ajudando a criar o Uniform Penny Post, incentivando o envio de cumprimentos sazonais em papéis timbrados e cartões de visita decorados.

Cartão de Boas-Festas
John Callcott Horsley, 1843
Londres, Victoria and Albert Museum, n. MSL.3293-1987.

Em 1843, os correios lançaram um selo de 1 penny (centavo de libra esterlina), embaratecendo o envio da tradicional correspondência de Natal. Cole tinha uma enorme rede de amigos e conhecidos a quem cumpria enviar os votos natalícios e, na época vitoriana, seria uma imperdoável falta de etiqueta não o fazer. Revelando um espírito prático, Cole inventou uma estratégia que lhe permitia ganhar tempo e esforço: um cartão ilustrado com um tríptico, cujo desenho encomendou ao artista John Callcott Horsley, seu amigo pessoal. Horsley representou, ao centro, uma cena cercada por uma treliça decorativa, com a representação de três gerações da família Cole a brindar durante a ceia natalícia, enquanto, nas laterais, se representam atos de doação. A mensagem sintetizava o duplo sentido de Natal, entre a celebração e a caridade. Na entrada do diário de 17 de dezembro de 1843, Cole registou: “In the Evg Horsley came & brought his design for Christmas Cards”. Foram impressas mil cópias, personalizadas depois por uma saudação manuscrita.

O cartão foi posto à venda, mas o preço elevado não lhe permitiu o sucesso que só veio a alcançar posteriormente. No entanto, permitiu que Cole seja referido como o inventor do cartão de Natal.

Fernando Coburgo, 1839 Ass. e dat.: “Fernando Coburgo fecit, 1839” Sintra, Palácio Nacional da Pena, , inv. 3355/1 Foto: PSML /Ana Cristina Machado

No entanto, em Portugal, alguns anos antes, já o rei D. Fernando II, assinava e datava um cartão de Boas Festas: “Fernando Coburgo fecit, 1839”. Afinal, o primeiro cartão de Boas-Festas terá sido criado em Portugal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.