O Getty Research Institute acaba de lançar o vocabulário Art & Architecture Thesaurus (AAT)® inclui mais de 250.000 no domínio da história da arte e da arquitetura, estilos e técnicas, organizados numa estrutura semântica hierarquizada de thesaurus, e está disponível em linha no endereço https://www.getty.edu/research/tools/vocabularies/aat/index.html.
O instituto tem vindo a assumir um papel primordial na criação de ferramentas para a investigação em história da arte e património. Recentemente, lançou o Open Content Program, com milhares de imagens de obras de arte, com boa resolução e em acesso livre, e a Virtual Library, que disponibiliza as publicações técnicas em formato digital e também em acesso livre. Além disso, desde há muito que o Getty investe na criação de vocabulário de linguagem controlada.
Portugal, através da Universidade Católica Portuguesa – Mediateca Intercultural, colaborou num programa deste âmbito, ao integrar o projeto internacional “Thesaurus Multilingue del Corredo Ecclesiastico” coordenado pelo Istituto Centrale per il Catalogo e la Documentazione (Itália), em parceria com a Caisse Nationale des Monuments Historiques et des Sites (França), Réseau Canadien d’Information sur le Patrimoine (Canadá), The Getty Information Institute, cujos resultados, além de disponibilizados em linha, estão publicados na obra Thesaurus: Vocabulário de Objectos do Culto Católico, publicada em 2007 pela Fundação da Casa de Bragança.
Imagem e mais informações em: Cuno, J. (2014, 20 fev.). Art & Architecture Thesaurus now available as Linked Open Data. The Getty iris. Retrieved February 21, 2014, from http://blogs.getty.edu/iris/art-architecture-thesaurus-now-available-as-linked-open-data/
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Maria Isabel Roque (21 de Fevereiro de 2014). Art and Architecture Thesaurus. a.muse.arte. Recuperado em 20 de Janeiro de 2025 de https://doi.org/10.58079/b4u0