Art and Architecture Thesaurus

O Getty Research Institute acaba de lançar o vocabulário Art & Architecture Thesaurus (AAT)® inclui mais de 250.000 no domínio da história da arte e da arquitetura, estilos e técnicas, organizados numa estrutura semântica hierarquizada de thesaurus, e está disponível em linha no endereço https://www.getty.edu/research/tools/vocabularies/aat/index.html.

O instituto tem vindo a assumir um papel primordial na criação de ferramentas para a investigação em história da arte e património. Recentemente, lançou o Open Content Program, com milhares de imagens de obras de arte, com boa resolução e em acesso livre, e a Virtual Library, que disponibiliza as publicações técnicas em formato digital e também em acesso livre. Além disso, desde há muito que o Getty  investe na criação de vocabulário de linguagem controlada.

Open Content | About the Getty
Open Content Program

Portugal, através da Universidade Católica Portuguesa – Mediateca Intercultural, colaborou num programa deste âmbito, ao integrar o projeto internacional “Thesaurus Multilingue del Corredo Ecclesiastico” coordenado pelo Istituto Centrale per il Catalogo e la Documentazione (Itália), em parceria com a Caisse Nationale des Monuments Historiques et des Sites (França), Réseau Canadien d’Information sur le Patrimoine (Canadá), The Getty Information Institute, cujos resultados, além de disponibilizados em linha, estão publicados na obra Thesaurus: Vocabulário de Objectos do Culto Católico, publicada em 2007 pela Fundação da Casa de Bragança.

Getty vocabulaires
Getty vocabulaires

Imagem e mais informações em: Cuno, J. (2014, 20 fev.). Art & Architecture Thesaurus now available as Linked Open Data. The Getty iris. Retrieved February 21, 2014, from http://blogs.getty.edu/iris/art-architecture-thesaurus-now-available-as-linked-open-data/



Citar este post
Maria Isabel Roque (2014, 21 Fevereiro). Art and Architecture Thesaurus. a.muse.arte. Recuperado em 29 de Março de 2024, de https://doi.org/10.58079/b4u0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search