Prémios APOM 2019

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) atribui, anualmente, prémios a instituições, agentes ou projetos, em 27 categorias que contemplam as várias áreas da ação museológica: incorporação, colecionismo, mecenato, restauro, investigação, projetos de museografia e de museologia, exposições temporárias e reservas visitáveis, inovação e criatividade, filme, multimédia, trabalho jornalístico, educação e mediação cultural, comunicação virtual, informação turística. Este ano, a cerimónia da entrega de prémios aconteceu a 24 de maio, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Troféu APOM
Série Luminescent.Mouseion.Opus
Fernando Quintas
2017
Vidro float com incrustações
Foto: APOM, 2019

Além de premiar o trabalho feito e de reconhecer o esforço, tantas vezes incompreendido, de quem trabalha nos museus, o mérito de quem ultrapassa os constrangimentos de recursos financeiros muito abaixo do necessário e de equipas diminutas, os prémios APOM constituem um incentivo para quem luta diariamente para cumprir a missão patrimonial e social do museu. Acresce o valor, não despiciendo, de estes prémios serem atribuídos entre pares.

Ao longo de uma tarde comprida e intensa, momento de reencontros e de sintonias, em que se mutuamente se compreendem as inquietações, mas também as motivações, fez-se a resenha daquilo que de mais relevante aconteceu no último ano no âmbito dos museus e da museologia.

Presidente da APOM, João Neto no discurso de abertura
Na mesa. Pedro Inácio, Vice-Presidente da Direção, e Aida Rechena, Presidente da Assembleia Geral
Cerimónia de entrega de Prémios APOM 2019
2019, 24 de maio
Leiria, Teatro Miguel Franco
Foto: Dália Guerreiro, 2019

No discurso de abertura, João Neto, Presidente da APOM, sublinhou, de forma incisiva e pragmática, a reformulação da Lei-Quadro dos Museus Portugueses para a qual reclama a colaboração ativa de todos com a contrapartida do total empenho da Associação, mas também falou em “criar magia”, aquele toque especial que é comum a todos aqueles que lidam com o património. A “magia”, a atitude sistemática de quem “procura a excelência” (ainda citando João Neto) reflete-se na evolução registada na atribuição dos prémios e traduz-se em números: foram submetidas 190 candidaturas, das quais resultaram 87 nomeados.

António Nabais a entregar o o Prémio Personalidade na Área da Museologia a Maria Manuela d’Oliveira Martins e Maria Olímpia Lameiras-Campagnolo
Leiria, Teatro Miguel Franco
Foto: Dália Guerreiro, 2019

Como personalidade na área da Museologia foram distinguidas a antropóloga Maria Olímpia Lameiras-Campagnolo e a historiadora Maria Manuela d’Oliveira Martins. Embora com percursos diferentes, a primeira mais ligada à investigação académica e ao trabalho de campo, a segunda mais centrada no estudo e na prática museológica, ambas têm em comum o estudo e a divulgação de culturas asiáticas e um inegável contributo para o desenvolvimento da museologia em Portugal.

Cerimónia de entrega de Prémios APOM 2019
2019, 24 de maio
Leiria, Teatro Miguel Franco
Foto: Dália Guerreiro, 2019

No universo dos premiados, destacam-se aqueles que se distinguiram em várias categorias: o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada (nas categorias “Trabalho de Museografia”, “Aplicação de Gestão e Multimédia” e “Filme” e menção honrosa em Prémio Museu do Ano); a Direção de História e Cultura Militar (categorias “Investigação” e “Projeto Internacional” e menção honrosa em “Intervenção em Conservação e Restauro”); o Museu da Casa da Moeda (categorias “Aplicação de Gestão e Multimédia” e “Comunicação online”); o Museu de Cerâmica de Sacavém (categorias “Incorporação” e “Exposição Temporária”); o Museu Municipal de Loulé (categorias “Investigação” e “Comunicação online”); o Museu do Futebol Clube do Porto (categorias “Informação Turística” e “Parceria”); o Museu da Farmácia (categorias “Menção especial” e ”Parceria”). O Museu da Música Mecânica (premiado nas categorias “Catálogo” e “Menção especial” e menção honrosa em ”Parceria”) foi ainda objeto de estudo na dissertação de Mestrado Coleção Luís Cangueiro: Da esfera privada ao museu da música mecânica, de Tália Fauvrelle, premiada na categoria Estudo sobre Museologia.

Entrega das Menções Especiais para instituições que colocaram em evidência património das suas coleções relacionado com a Segunda Guerra Mundial
2019, 24 de maio
Leiria, Teatro Miguel Franco
Foto: Dália Guerreiro, 2019

As Menções Especiais foram atribuídas a instituições que colocaram em evidência património relacionado com a Segunda Guerra Mundial, proporcionando os discursos mais emotivos da cerimónia. Em oposição à radicalização e ao conflito, Esther Mucznik que descreveu o Museu Judaico de Lisboa como um espaço de multiculturalidade e encontro entre judeus e portugueses. Carlos Rocha, do Museu do Brincar, de Vagos, sublinhou a importância da brincadeira que subsiste e cria laços mesmo em contexto de guerra. Inês Fialho Brandão, do Espaço Memória dos Exílios, em Cascais, optou por lembrar um episódio ocorrido com o navio Serpa Pinto que, na noite de 26 de maio de1944, foi evacuado em pleno Atlântico por um submarino alemão que solicitou seu torpedeamento a Berlim, enquanto os passageiros aguardavam nos escaleres; não tendo sido autorizado, os passageiros puderam regressar, mas, na operação de abordagem faleceram três passageiros, entre os quais um bebé polaco com pouco mais de um ano – não, Inês, não nos vamos esquecer desta menina chamada Beatrice Trapunski. Provou-se que os museus são espaços de memória(s) e que estas se fixam melhor quando se constroem através das emoções.

Para Prémio Museu do Ano 2019, estavam nomeadas duas instituições: o Centro de Interpretação do Românico e o museu da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Parecia que a escolha mais óbvia e segura, atendendo até aos prémios recebidos ao longo da cerimónia, seria o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, aberto ao público a 27 de setembro de 2018, com estratégias museográficas inovadoras e que proporcionam experiências interativas e imersivas em linha com a qualidade da ação da Rota do Românico na promoção e divulgação do conhecimento de 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Ganhou a menção honrosa.

O Prémio Museu do Ano foi para o Museu da Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A escolha, tendo sido talvez mais inesperada, foi seguramente a mais correta e meritória, ao premiar a capacidade e a ousadia, de transformar uma feira de arte, com uma história consolidada ao longo de quarenta anos, num museu de arte contemporânea. Fernando Nogueira, presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, sublinhou no discurso de agradecimento o facto de a reduzida equipa do museu “fazer muito, em prol das artes e da cultura, com muito pouco”. Se esta frase poderia ter sido a epígrafe desta tarde de entrega de prémios, constitui também a metáfora de uma realidade que tende a ser ignorada, mas é uma constante na retaguarda da face visível dos museus em Portugal: a falta de meios, as dificuldades impostas por tutelas hierarquizadas e alheadas da realidade museológica, compensada pelo ânimo de quem luta quotidianamente para pôr o património ao serviço das comunidades.

Presidência da APOM
2019, 24 de maio
Leiria, Teatro Miguel Franco
Foto: Dália Guerreiro, 2019

Essa é também a constante da APOM e de todos os que lá trabalham pro bono. Sem desmerecer o trabalho que desenvolvem ao longo do ano, no acompanhamento da situação da museologia, do estatuto dos museus e dos problemas que a profissão atravessa, o dia da entrega dos prémios é aquele em que têm maior visibilidade, deixando antever a difícil tarefa de análise e seleção das candidaturas, de fundamentação das escolhas e na organização hercúlea desta jornada. Há um bocado deles em cada prémio atribuído e, por isso, também são eles os vencedores.

 

Lista de Prémios APOM 2019

Prémio Museu do Ano
Museu da Bienal Internacional de Arte de Cerveira

Menção Honrosa
Centro de Interpretação do Românico

Personalidade na Área da Museologia
Manuela Oliveira Martins
Maria Campagnolo

Prémio Intervenção em Conservação e Restauro
Museu Nacional da Música
Museu de Angra do Heroísmo, Divisão do Património Móvel, Imaterial e Arqueológico, Direção Regional da Cultura dos Açores
Museu de Marinha

Menção Honrosa
Direção de História e Cultura Militar — Exército

Prémio Inovação e Criatividade
Museu de Lamego
Rede de Museus de Oliveira do Bairro
Couto S.A.
Museu Carlos Machado

Prémio Comunicação Online
Museu Municipal de Loulé
Museu Casa da Moeda
A.muse.arte (blogue) – Maria Isabel Rocha Roque
Fundação Côa Parque

Prémio Aplicação de Gestão e Multimédia
Universidade de Aveiro
Museu do Douro
Museu Casa da Moeda
Centro de Interpretação do Românico

Prémio Marketing e Merchandising Cultural
Direção Regional de Cultura do Algarve
Museu de Lisboa — Teatro Romano

Menção Honrosa
Couto S.A.

Prémio Trabalho Jornalístico/Media
Umbigo Magazine

Prémio Informação Turística
Pedras Experience
Museu FC Porto
Ecomuseu do Barroso

Prémio Incorporação
Museu de Cerâmica de Sacavém
Museu da Baleia da Madeira
Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Prémio Estudo sobre Museologia
Famílias em Museus: Proposta para a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, de Andreia dos Santos Diogo
Fazer a paisagem no Alto Douro Vinhateiro: Desafios de um território museu, de Tália Fauvrelle
Coleção Luís Cangueiro: Da esfera privada ao museu da música mecânica: Contributos para um estudo, de Ana Helena Marques Peixoto Jerónimo.

Menção Honrosa
Museus de empresa em Portugal: Estimar o passado como defesa de futuro, de Gabriel Marques Graça

Prémio Conferências
Virgolino Jorge
Roca Lisboa Gallery

Prémio Trabalho de Museologia
Núcleo Rural de Coruche – Museu Municipal de Coruche
Centro Interpretativo do Vale do Tua
Museu da 1.ª Demarcação
Centro de Interpretação do Românico

Menção Honrosa
m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento

Prémio Investigação
Direção de História e Cultura Militar – Exército
Museu Municipal de Loulé

Menção Honrosa
Museu do Sporting
Museu Carlos Machado

Prémio Catálogo
Palácio Nacional da Ajuda
Museu da Música Mecânica
Património Histórico – Grupo de Estudos

Menção Honrosa
Museu da Saúde

Prémio Colecionador
Germano de Sousa
Júlia Lourenço
Rosa e Mário Varela Gomes

Prémio Coleção Visitável
Museu de Aveiro
Corpo Santo – Lisbon Historical Hotel
Eurostars Museum Hotel Lisboa

Prémio Filme
Museu da 1ª Demarcação
Centro de Interpretação do Românico

Prémio Projeto de Educação e Mediação Cultural
Museu de Angra do Heroísmo
Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva
Museu do Papel Moeda

Menção Honrosa
Museu Bordalo Pinheiro
Museu Municipal de Vila Franca de Xira

Prémio Mecenato
Caixa Geral de Depósitos
Fujitsu

Prémio Projeto Internacional
Museu de Leiria
Direção de História e Cultura Militar – Exército
Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)

Menção Honrosa
Museu de Lisboa
Faculdade de Letras — Universidade do Porto

Prémio Cooperação Internacional
Embaixada da República Popular da China
Embaixada do Japão
Embaixada da Roménia
Embaixada de Portugal em França

Prémio Exposição Temporária
Museu de Cerâmica de Sacavém
Museu Naval de Almada
Museu Calouste Gulbenkian
Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

Prémio Instituição
Câmara Municipal de Belmonte
Novo Banco
Polícia Judiciária

Menções Especiais para instituições que colocaram em evidência património das suas coleções relacionado com a Segunda Guerra Mundial
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Espaço Memória dos Exílios
Sociedade Martins Sarmento
Instituto Diplomático/MNE
Museu/Centro de Interpretação de Vilar Formoso
Museu do Brincar
Museu da Farmácia
Museu Judaico de Lisboa
Museu Nacional da Música

Prémio Parceria
Museu FC do Porto
Museu da Farmácia | WAS – World Association for Sexual Health, SPSC – Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, SPA – Sociedade Portuguesa de Andrologia

Menção Honrosa
Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva| Amoreiras Shopping Center
Museu da Música Mecânica| Museu do Fado


2 comentários em “Prémios APOM 2019”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.