Ulmeiro, um mundo de livros

Um labirinto de livros, caixas com discos em vinil, um gato que nos observa indiferente, um mundo de pinturas, gravuras, objetos desconexos como parcelas de memórias de um passado que persiste, a personagem principal desta trama, José Antunes Ribeiro.
Ulmeiro, um espaço que é um mundo.

Livraria Ulmeiro Foto: CML / Ana Luísa Alvim

Livraria Ulmeiro
Foto: CML / Ana Luísa Alvim

Lembro-me de, há trinta anos, atravessar a cidade para vir até aqui, de me perder neste universo de histórias, de folhear páginas sem fim, de vaguear o olhar sem saber onde parar.

Depois, quando afortunadamente a Ulmeiro ficou mais perto do meu caminho, de cada vez que por aqui passava era inevitável parar na expetativa da montra, dos cestos com livros à porta, a convidar a uma entrada nem sempre possível.

Este é o lugar secreto e fascinante de um particular Cemitério dos livros esquecidos, onde inevitavelmente se encontrará qualquer um dos livros das nossas vidas, o único, o derradeiro, o que já lemos ou o que está por acontecer e nos aguarda.

ulmeiro-4

Livraria Ulmeiro
Foto: CML / Ana Luísa Alvim

Ao fim de quase 50 anos, na Rua do Uruguai, em Benfica, corre o risco de fechar.

Ao fim deste tempo no nosso quotidiano, a sua defesa é um dever que cabe a cada um de nós, os que por lá passámos (e passamos) e por lá nos encantámos (e encantamos).

Fonte das imagens: http://camaramunicipaldelisboa.tumblr.com/post/134052820877/a-livraria-do-gato-%C3%A0-porta-espa%C3%A7o-ulmeiro-ou-mais


1 comentário a “Ulmeiro, um mundo de livros

  1. Amei conhecer esse espaço único em janeiro de 2016! Um labirinto de livros, um gato Salvador, um casal de senhores adoráveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *