Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

Museus, educação e investigação: trilogia para desbloquear o conhecimento

“Museus, educação e investigação” é o tema proposto pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus (DIM)de 2024.

Num modelo de funcionamento convencional, os museus, tal como outras instituições de memória, refletem “the traditional collecting archive model, which disembeds records from their living contexts and preserves them for future access in custodial, institutional settings” (McKemmish et al. 2019, p. 283). Porém, a literatura científica e a prática museológica, permitem reconhecer indícios de mudança, coincidentes com as questões surgidas no contexto da pós-modernidade. Michel Foucauld reconhecia que o poder, tradicionalmente centrado no setor público e nas suas formas de repressão, se disseminava pelos diversos âmbitos (e quadros institucionais) da vida social, fragmentando-se em micropoderes que, por serem exercidos de forma mais direta, se tornam também mais eficazes.

What the apparatuses and institu­tions operate is, in a sense, a micro-physics of power, whose field of validity is situated in a sense between these great functionings and the bodies themselves with their materiality and their forces. (Foucault, 1995, 26)

Reconhecendo os desafios trazidos pelas circunstâncias pós-modernas, a investigação tem vindo a refletir acerca da forma como a produção cultural e os espaços dedicados à preservação da memória, e à sua transmissão e divulgação, se constituem como locais de resistência, onde a contestação pode ser publicamente expressa, refletindo a transformação das práticas e valores, sejam institucionais, coletivos ou individuais (Manzo, 2015).

Se, durante muito tempo, o museu se centrou no objeto e, em particular, na sua preservação, conservação e segurança, face a estes desafios passa a deslocar o eixo de atuação de modo a abranger as audiências.

A escolha do tema do DIM 2024, reflete estas dinâmicas, tal como o ICOM enuncia:

In 2024, International Council of Museums (ICOM) recognises their contribution to research, providing a platform for the exploration and dissemination of new ideas. From art and history to science and technology, museums are vital spaces where education and research converge to shape our understanding of the world.

Ao propor este tema, o ICOM valida o museu como espaço educativo, assumidamente dinâmico e plural para corresponder às exigências e expetativas das audiências. Isto pressupõe a elaboração de um discurso aberto e poliédrico, numa relação ajustada à individualidade de cada visitante assente na interação entre o museu e os seus públicos e na possibilidade de múltiplas narrativas. Este objetivo apenas pode ser alcançado se sustentado numa investigação sólida e no reconhecimento do público como agente ativo da prática museológica.

A investigação, porém, é mais ampla do que isto. Não se confina à pesquisa realizada pelo museu. Nem se cinge ao reconhecimento do museu como plataforma de pesquisa acessível, incitando ao estudo alargado das coleções e facultando o conhecimento. Subjacente a esta transformação, está não só a praxis museológica, mas também a investigação teórica sobre o fenómeno museal. Se a prática providencia matéria de análise e estudo, os estudos de museu contribuem para a sua fundamentação.

A metodologia científica propõe a articulação entre as evidências empíricas e a sua análise lógica e crítica, assumindo o erro como ponto de partida para a elaboração de novas hipóteses. É através da confluência, mais do que dicotomia, entre os métodos empíricos e teóricos, que o museu corresponde ao propósito de contribuir para um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo.

A montante e a jusante, a investigação e a educação, no sentido, de disseminação do conhecimento e de transmissão de valores, são inquestionáveis pilares do museu como espaço de reconhecimento e valorização do Outro.

Referências:
Foucault, M. (1)995. Discipline and punish: The birth of the prison. Vintage Books.
ICOM. (2024). The theme: Museums for Education and Research. Disponível em: https://imd.icom.museum/international-museum-day-2023/the-theme/
Manzo, L. C. (2015). “And their struggle becomes visible”: For a radical revaluation of Foucault’s conception of resistance to power. In L. C. Manzo (ed.), Culture and visual forms of power: Experiencing contemporary spaces of resistance (pp. 1-10). Common Ground Publishing.
McKemmish S, Chandler T, Faulkhead S (2019) Imagine: a living archive of people and place ‘somewhere beyond custody’. Arch Sci, 19(3), 281-301. https://doi.org/10.1007/s10502-019-09320-0

#IMD2024, #InternationalMuseumDay, #Museums4Research #Museum4Education


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Maria Isabel Roque (17 de Maio de 2024). Museus, educação e investigação: trilogia para desbloquear o conhecimento. a.muse.arte. Recuperado em 28 de Março de 2025 de https://doi.org/10.58079/11om6


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.