Carla Filipe, Prémio FLAD de Desenho 2023

Carla Filpe venceu o Prémio FLAD de Desenho 2023, tendo o júri1 considerado que a sua obra “pode considerar-se um marco contemporâneo do desenho em Portugal”, anunciou hoje o júri.

Carla Filipe (ao centro, entre Mónica Álvarez Careaga e Ângela Ferreira) junto à obra premiada
Lisboa, Drawing Room (SNBA)
Foto: Drawing Room website

Nas obras a concurso, as de Carla Filipe (e as Joanna Latka), eram provavelmente aquelas onde o desenho mais se tornava evidente e nuclear na sua essência.

Carla Filipe articula o processo criativo ancorado no desenho com uma multiplicidade de referências de que se apropria e manipula, conferindo-lhes outros sentidos na representação crítica da sociedade.

Destaco (de forma arbitária e meramente subjetiva) neste conjunto apresentado a concurso e que remete para a condição da mulher, tomando como alegoria a vida de clausura religiosa, a folha com a recriação ampliada de um livro de horas, onde uma figura feminina evoca a iconografia do evangelista S. João em alusão às cartas escritas por (ou atribuídas a) Mariana Alcoforado “como é feio (não te minto) o senhor c[om] que ontem à noite dançou”, numa obra aberta que desafia as leituras particulares de cada observador.

Carla Filipe, nascida em 1973, estudou na Escola de Belas Artes do Porto, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Londres e fez residências artísticas na Bélgica, Estados Unidos e Áustria. O Museu de Serralves apresentou este ano (24 mar.-17 set. 2023) a exposição “In my own language I am independente”, retrospetiva dos trabalhos feitos desde 2000, com desenhos, pinturas, cartazes, colagens, esculturas e instalações, comprovando a sua mestria pluridisciplinar, mas também os atributos identitários da sua criação.
A exposição de Serralves e o prémio da FLAD tornam o ano de 2023 um marco para o (re)conhecimento da artista. Muito merecidamente.

Referência:
FLAD. (2023, 28 out.). Artista Carla Filipe vence Prémio FLAD de Desenho 2023. Disponível em https://www.flad.pt/vencedora-premio-flad-desenho-2023/



Citar este post
Maria Isabel Roque (2023, 29 Outubro). Carla Filipe, Prémio FLAD de Desenho 2023. a.muse.arte. Recuperado em 25 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/b55h

  1. Foram membros do júri a artista Ângela Ferreira, Mónica Álvarez Careaga, diretora do Drawing Room Lisboa e, em representação da FLAD, Filipa Rocha Nunes. []

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search