Na entrevista publicada pelo ECO em 13 de julho de 2026, Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e Desporto, admitiu a possibilidade de rever o regime de gratuitidade nos museus nacionais, acrescentando: «Alguma coisa que não é paga terá menos valor do que alguma coisa que é paga. Isto está cientificamente, economicamente mostrado» (cit. in Silvares et al., 2026). Apresentada como evidência consensual, a afirmação estabelece uma relação aparentemente direta entre preço, valorização e sustentabilidade. Essa relação, porém, não encontra confirmação inequívoca na investigação académica: preço, valor percebido, frequência, satisfação, aprendizagem e inclusão são variáveis distintas, articuladas de forma contingente e, em determinadas circunstâncias, de forma contraditória.
Na entrevista, a eventual revisão das gratuitidades é explicitamente associada à necessidade de levar os cidadãos a «valorizar a cultura» e de reforçar a sustentabilidade financeira dos equipamentos. No mesmo dia em que foi publicada a entrevista, a ministra, à margem de uma sessão pública de debate sobre a revisão do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura (EPAC), justificou a necessidade de rever o regime com o processo de infração aberto pela Comissão Europeia, por considerar discriminatória a concessão do benefício apenas aos residentes em Portugal.
Efetivamente, o procedimento europeu existe: em dezembro de 2024, a Comissão enviou uma carta de notificação formal a Portugal no âmbito do pacote de procedimentos de infração do Mercado Interno, entendendo que a diferenciação tarifária nos museus violava as regras do mercado único (Comissão Europeia, 2024). Todavia, o problema jurídico incide sobre o critério de residência e não sobre a gratuitidade em si mesma. A obrigação de rever o regime não conduz necessariamente à abolição das entradas gratuitas: poderá determinar o seu alargamento, a criação de critérios socialmente neutros ou a adoção de outra solução compatível com o direito europeu.
Podia ter dito que a fórmula portuguesa necessita de adaptação jurídica e de avaliação financeira. Em contrapartida, fez uma afirmação que veicula uma conceção mercantil do valor cultural. A reação pública tornou visível esta dimensão ideológica, interpretando-a como sinal de elitização e de transferência da responsabilidade pública para os consumidores e para o mecenato, bem como um recuo no direito de acesso recentemente adquirido através do programa Acesso 52.

O Acesso 52 é o regime de gratuitidade que entrou em vigor em Portugal em 1 de agosto de 2024. Concebido durante o mandato de Dalila Rodrigues, permite aos residentes em território nacional visitar gratuitamente 37 museus, monumentos e palácios tutelados pela Museus e Monumentos de Portugal (MMP) durante 52 dias por ano, escolhidos livremente, substituindo o anterior sistema concentrado nos domingos e feriados. A flexibilidade temporal constitui uma das principais vantagens da medida: além de permitir a visita em qualquer dia da semana, procura distribuir a procura ao longo do calendário, reduzindo a concentração dos públicos nos períodos tradicionalmente gratuitos.
As estatísticas oficiais relativas a 2025 confirmam uma utilização expressiva do regime. Nesse ano, o Acesso 52 foi usado em 892 637 entradas, equivalentes a 18% dos 4 843 299 ingressos registados nos equipamentos geridos pela MMP. As entradas de residentes em Portugal aumentaram cerca de 7% relativamente a 2024, enquanto o número global de entradas diminuiu 4,38%, num ano marcado pelo encerramento total ou parcial de vários equipamentos devido às obras do Plano de Recuperação e Resiliência. A redução global das receitas não pode, por isso, ser atribuída exclusivamente à gratuitidade. Neves e Mendes (2026) reconhecem os méritos do Acesso 52, ainda que refiram, a possibilidade de a gratuitidade beneficiar sobretudo públicos habituais, frequentemente detentores de maior capital cultural e económico.
Entretanto, na sequência da entrevista da ministra, a MMP forneceu novos dados: as entradas realizadas ao abrigo do Acesso 52 atingem já 21,5% do total, sendo estimado o respetivo impacto nas receitas de bilheteira em cerca de sete milhões de euros. No Público, a notícia surge com o título “Entradas gratuitas conduzem a perda de sete milhões de euros nas contas dos museus” (Salema & Canelas, 2026), o que não é correto, dado que o cálculo de uma perda líquida não pode pressupor que todas as visitas gratuitas se realizariam, em igual número, caso fosse exigido o pagamento integral do bilhete. Uma parte delas poderá ter sido precisamente induzida pela eliminação do preço, enquanto outra poderá corresponder a revisitações que não ocorreriam num regime exclusivamente pago.
Por outro lado, o conceito de que a gratuitidade do bem cultural está numa proporção inversa à sua valorização não está, ao contrário do que diz a ministra, “cientificamente, economicamente demonstrado”.
De facto, mesmo que, em determinadas categorias de bens de consumo, o preço possa funcionar como um indício de qualidade, sobretudo quando o consumidor não dispõe de informação suficiente para avaliar diretamente o produto, o efeito varia consoante o desenho experimental, a intensidade da manipulação do preço, o tipo de produto e o conhecimento prévio do consumidor (Rao e Monroe, 1989). Porém, isto não demonstra que tudo o que é gratuito seja menos valorizado e, muito menos, que o pagamento de um bilhete aumente necessariamente o valor cultural de uma visita a um museu.
Há, aliás, investigação psicológica que aponta no sentido inverso. Quando o preço passa de uma quantia a zero (zero-price effect), os indivíduos tendem a atribuir ao bem gratuito um benefício adicional e uma carga afetiva positiva (Shampanier et al., 2007). A gratuitidade pode, portanto, aumentar desproporcionalmente a atratividade da opção, sem diminuir o seu valor percecionado.
De resto, já na década de 1960, Bourdieu e Darbel (1969), defendiam que a frequência dos museus depende fortemente da escolaridade, da familiaridade prévia com os códigos culturais e do capital cultural adquirido na família e na escola. Mesmo que a gratuitidade não elimine estas desigualdades, a reintrodução do preço acrescenta uma barreira económica às barreiras simbólicas já existentes. A verdadeira democratização exige gratuitidade ou acessibilidade financeira, mas também educação, mediação, acolhimento, comunicação, programação relevante e trabalho continuado com comunidades que não se reconhecem espontaneamente no museu.
Mais recentemente, o estudo de Kirchberg (1998) sobre as barreiras subjetivas à visita reforça este ponto. Numa amostra representativa de 1080 pessoas, os preços de entrada surgiram como uma barreira significativa, sendo o rendimento a variável individual que melhor explicou essa perceção. Os indivíduos situados no escalão de rendimento mais baixo tinham uma probabilidade muito superior de considerar o preço um obstáculo importante. A cobrança não afeta, portanto, todos os cidadãos da mesma maneira: tende a selecionar públicos segundo a sua capacidade económica e pode contribuir para uma composição social mais elitizada da frequência museológica (Kirchberg, 1998).
A experiência internacional confirma, ao mesmo tempo, as possibilidades e os limites da gratuitidade. A política britânica de entrada gratuita aumentou significativamente o número de visitas e alcançou alguns grupos prioritários (Cowell, 2007). Efetivamente, a abolição das taxas de entrada nos museus do Reino Unido em 2001 gerou um aumento imediato de 62% nas visitas, impulsionado principalmente por visitantes londrinos habituais, mesmo que não tenha havido um aumento proporcional no consumo interno em lojas e cafés (Martin, 2002). Também nos museus estatais italianos, se registou uma relação positiva entre visitas gratuitas e visitas pagas subsequentes, permitindo concluir que a entrada livre pode funcionar como iniciação, reduzir a incerteza associada à primeira visita e estimular futuras práticas culturais, em vez de destruir a disposição para pagar (Cellini e Cuccia, 2018).
Por conseguinte, a investigação científica aponta para uma posição contrária à defendida pela ministra. A eventual supressão ou limitação do Acesso 52 terá, provavelmente, um impacto desigual. Para os visitantes regulares e com maior rendimento, o preço poderá ser apenas um elemento secundário; para famílias, jovens, residentes longe dos grandes centros e pessoas com menores recursos, poderá determinar o adiamento, a redução ou a desistência da visita. O impacto não se medirá apenas nas entradas perdidas, mas também na diminuição das visitas espontâneas, das revisitas, da experimentação de museus menos conhecidos e da possibilidade de frequentar o património sem transformar cada decisão cultural num cálculo económico. A gratuitidade não é o único fator a influenciar a decisão da visita, nem elimina os obstáculos educativos, simbólicos, geográficos e sociais que historicamente condicionam a frequência dos museus. Entre os obstáculos à participação cultural, o custo deve ser analisado juntamente com a falta de interesse, de tempo e de distância física (Neves & Mendes, 2026). Isto não invalida, todavia, a relevância da gratuitidade enquanto elemento facilitador e positivo no acesso ao museu.

O efeito financeiro também é incerto. A cobrança pode aumentar a receita média por visitante, mas também reduzir o número de entradas e, com isso, o consumo em lojas, cafetarias, exposições temporárias e atividades. A investigação de Cellini e Cuccia (2018) sugere ainda que visitas gratuitas podem gerar procura paga futura. Por conseguinte, nenhuma alteração responsável deveria basear-se apenas na multiplicação do preço do bilhete pelo número atual de utilizadores gratuitos, como se todos continuassem a visitar mediante pagamento. A existência do custo associado à gratuidade deve ser reconhecida e incorporada no financiamento da política, assumindo que um programa de gratuitidade definido pelo Estado não deve fragilizar silenciosamente os orçamentos das instituições encarregadas de o executar.
Há também um impacto simbólico. Um museu público não é um produto comercial cuja qualidade necessite de ser certificada pelo preço. É uma instituição sustentada coletivamente para conservar, investigar, interpretar e tornar acessível um património que, neste caso, já pertence à comunidade. A entrada gratuita não significa que o museu não tenha custos nem valor; significa que o custo é socialmente partilhado e que o acesso não depende, naquele momento, da capacidade económica individual. A discussão em torno deste assunto evidencia o valor que a sociedade atribui ao museu e à cultura.
Referências:
Bourdieu, P., & Darbel, A. (1969). L’amour de l’art: Les musées d’art européens et leur public (2.ª ed.). Les Éditions de Minuit.
Cellini, R., & Cuccia, T. (2018). How free admittance affects charged visits to museums: An analysis of the Italian case. Oxford Economic Papers, 70(3), 680–698. https://doi.org/10.1093/oep/gpy011
Comissão Europeia. (2024, 16 de dezembro). EU Commission: December infringements – key decisions [Mercado Interno: Serviços]. European Commission – Press Corner. https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/inf_24_6006
Cowell, B. (2007). Measuring the impact of free admission. Cultural Trends, 16(3), 203–224. https://doi.org/10.1080/09548960701479375
Kirchberg, V. (1998). Entrance fees as a subjective barrier to visiting museums. Journal of Cultural Economics, 22(1), 1–13. https://doi.org/10.1080/09548960209390329
Martin, A. (2002). The impact of free entry to museums. Cultural Trends, 12(47), 3–12. https://doi.org/10.1080/09548960209390329
Neves, J. S., & Mendes, T. (2026). Cultura. Análise de políticas. Acesso 52: gratuitidade nos museus nacionais suportada por aumento dos bilhetes e pelos turistas. In P. Adão e Silva (Coord.), O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2026: governar com um Parlamento fragmentado (pp. 120–125). IPPS-Iscte. https://ipps.iscte-iul.pt/files/EstadoNacaoPoliticasPublicas2026.pdf
Rao, A. R., & Monroe, K. B. (1989). The effect of price, brand name, and store name on buyers’ perceptions of product quality: An integrative review. Journal of Marketing Research, 26(3), 351–357. https://doi.org/10.1177/002224378902600309
Salema, I., & Canelas, L. (2026, 16 de julho). Entradas gratuitas conduzem a perda de sete milhões de euros nas contas dos museus. Público. https://www.publico.pt/2026/07/15/culturaipsilon/noticia/entradas-gratuitas-conduzem-perda-sete-milhoes-euros-contas-museus-2181832
Shampanier, K., Mazar, N., & Ariely, D. (2007). Zero as a special price: The true value of free products. Marketing Science, 26(6), 742–757. https://doi.org/10.1287/mksc.1060.0254
Silvares, M., Simões, D., & Amaral, H. (2026, 13 de julho). Ministra da Cultura admite rever entradas livres nos museus. “Precisamos que as pessoas valorizem a cultura”. ECO. https://eco.sapo.pt/entrevista/ministra-da-cultura-admite-rever-entradas-livres-nos-museus-precisamos-que-as-pessoas-valorizem-a-cultura/
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Maria Isabel Roque (17 de Julho de 2026). “Não há museus grátis”: os equívocos de uma falsa evidência. a.muse.arte. Recuperado em 9 de Outubro de 2026 de https://doi.org/10.58079/16ldi



Artigo muito interessante e muito bem fundamentado!
A ideia de retirar a gratuidade dos museus faz parte das políticas de “estupidificação” das pessoas tal e qual como a de mandar que transitem de ano alunos com várias notas negativas.
É isso.
Muito obrigada!
Notável. Obrigado.
Muito obrigada!