Turismo cultural e criativo: curso de pós-graduação na Universidade Europeia

O turismo de hoje não é igual ao que foi nos seus primórdios, tendo acompanhado a evolução da sociedade.

Na sequência da Grand Tour, a viagem cultural era um processo iniciático da aristocracia e de uma elite intelectual para ver, no sítio de origem, os vestígios históricos e artísticos que fundamentavam conhecimentos adquiridos. Quando, na sequência da Revolução Industrial, se alargou à burguesia ilustrada, manteve os princípios elitistas e reservados e confirmou o caráter de promoção pessoal e social do viajante.

Salle de la Joconde Museu do Louvre MIR, 2013.

Salle de la Joconde
Museu do Louvre
MIR, 2013.

Hoje, o turismo é uma atividade cada vez mais popular e, ao mesmo tempo que se esbatem as fronteiras entre a cultura de elites e a cultura de massas, os sítios patrimoniais e os museus enfrentam multidões de visitantes com um conhecimento muito esparso e superficial acerca do que lhes é dado ver, enquanto exigem experiências cada vez mais imersivas e capazes de competir com a oferta de novas modalidades de entretenimento e lazer.

Utilização da app com o jogo “Make your own Vermeer” Amsterdão, Rijksmuseum.

Utilização da app com o jogo “Make your own Vermeer”
Amsterdão, Rijksmuseum.

Neste contexto, é imperioso reformular a formação dos guias-(que se querem cada vez mais)intérpretes, enquanto mediadores culturais. E é nesse sentido que a Universidade Europeia, herdeira de uma instituição na formação turística, se assume como uma instituição de referência na atualização da sua oferta formativa. Assim, propõe um curso de pós-graduação em Turismo Cultural e Criativo, apostando na atualização da investigação em estudos da cultura e das ciências do património e na promoção de ferramentas no âmbito das humanidades digitais. O curso pretende facultar aos guias a aprendizagem de metodologias de cariz pictográfico e de storytelling, que serão testadas em projetos de investigação, num modelo de ensino inovador que visa a articulação das matérias lecionadas nos vários seminários.
Executive_Education_Universidade Europeia_IPAM_IADE

Pós-graduação em Turismo Cultural e Criativo. In Universidade Europeia, IADE, IPAM. (2016). Executive_Education (pp. 60-61). Pedido de brochura através do endereço http://info.europeia.pt/executive-education

Pós-graduação em Turismo Cultural e Criativo.
In Universidade Europeia, IADE, IPAM. (2016). Executive Education (pp. 60-61).
Pedido de brochura: http://info.europeia.pt/executive-education

As tradicionais disciplinas dos curricula de agentes turísticos, centradas numa abordagem de cariz formal e estético, são agora analisadas numa perspetiva que privilegia o sentido enquanto manifestação cultural e identitária. Por outro lado, também o discurso, tradicionalmente monológico e discursivo, se pretende agora valorativo das narrativas e experiências individuais do turista.

Com esta pós-graduação, a Universidade Europeia reivindica o papel que lhe é reconhecido na formação de guias, ao mesmo tempo que assume a contemporaneidade da mediação cultural num turismo que é, cada vez mais, uma atividade criativa.

Mais informações e pedido da brochura promocional em: http://info.europeia.pt/executive
Informação sobre a pós-graduação Turismo Cultural e Criativo:
https://www.europeia.pt/oferta-formativa/formacao-de-executivos/pos-graduacoes/turismo-cultural-e-criativo

Publicações sobre o tema neste blogue:
Roque, M. I. (2016, 20 jan.). A literatura como (pre)texto de viagem. A.muse.arte. https://amusearte.hypotheses.org/1166.
Roque, M. I. (2014, 8 jun.). O turismo, sob o desígnio da cultura. A.muse.arte. https://amusearte.hypotheses.org/546
Roque, M. I. (2014, 6 ago.). Tempo de férias, tempo de ir ao museu. A.muse.arte. https://amusearte.hypotheses.org/626
Roque, M. I. (2015, 13 dez.). Museu e património no destino da viagem. A.muse.arte. https://amusearte.hypotheses.org/1125.

Fonte da imagem (Rijksmuseum): http://www.northernlight.nl/beheer/wp-content/uploads/2014/04/711-Rijksmuseum-family-app.jpg


2 comentários a “Turismo cultural e criativo: curso de pós-graduação na Universidade Europeia

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *